EnglishEspañolPortuguês

SALVAMENTO

Pesquisadores e Polícia Ambiental formam força-tarefa para desencalhar baleia em praia de Imbituba (SC)

7 de janeiro de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Sgt PM Robson/Divulgação/Folha Regional

Uma baleia da espécie Kogia (cachalote pigmeu) encalhou na Praia de Itapirubá, em Imbituba, na noite desta sexta-feira, dia 5.
A equipe da Udesc, responsável pelo Trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS), em colaboração com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, foi acionada para atender o encalhe.

De acordo com informações repassadas pelo coordenador do Laboratório Zoologia da Udesc e do PMP-BS Trecho 1, Pedro Volkmer de Castilho, as avaliações iniciais do animal, realizadas pela equipe da Udesc, revelaram que se trata de um macho, medindo aproximadamente 2 metros e pesando cerca de 150 kg.

Desde a noite até a manhã deste sábado, dia 6, as equipes estiveram empenhadas no atendimento do cetáceo, recebendo o apoio colaborativo da equipe do Instituto Australis, instituição executora do Trecho 2 do PMP-BS.

Nesta manhã, foi feita a remoção cuidadosa do animal da praia, sendo encaminhado à R3 Animal, instituição executora do Trecho 3 do PMP-BS, em Florianópolis, onde passará por um processo de estabilização e reabilitação.

Fonte: Folha Regional

    Você viu?

    Ir para o topo