O Google lançou neste mês de dezembro um relatório chamado “Year in Search” e apontou que, em 2021, a busca por comida vegana cresceu mais de 5000%.
Além das buscas por receitas que não contam com produtos de origem animal, houve um aumento de buscas com palavras-chaves relacionadas a plant-based, vegetarianos, veganos e dicas de como reduzir o consumo da carne. Tais buscas crescem significativamente a cada ano e que são relevadas pelos percentuais contidos nos relatórios.
É também com base em dados do Google Trends, que uma pesquisa da Thortful, realizada entre outubro de 2015 e outubro de 2020, identificou um aumento de 2000% em buscas globais por comidas a base de plantas, grãos e frutas.
Segundo informações do portal Vegazeta, o site Chef’s Pencil apontou que as buscas voltadas para o mundo do veganismo teve janeiro como o maior mês, associado pela campanha britânica Veganuary, que conta com sua segunda edição no Brasil.
O interesse por vinho vegano também cresceu bastante, chegando a mais de 3800% durante a pandemia. Além disso, buscas por locais próximos que oferecem comida vegana seguem crescendo nos rankeamentos da internet.
O relatório da “Year in Search” também endossou em seu relatório o interesse por opções veganas além de alimentação, e que, em 2020, a Chef’s Pencil destacou que tal interesse teve um aumento no período de pandemia, sendo citada como um motivo para a população repensar, se interessar e promover mudanças em seus modos de vida.
A alimentação livre de origem animal está em ascensão a cada ano, mostrando que as pessoas estão se conscientizando do abuso da indústria da carne, efeitos no meio-ambiente e optando por uma alimentação mais saudável e sustentável.