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VEGANISMO

Pesquisa aponta que aumento nas alternativas a laticínios pode chegar a 291%

26 de agosto de 2021
Andrine Perrone | Redação ANDA
2 min. de leitura
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Foto: Ilustração | Freepik 

Estima-se que o mercado de substitutos ao laticínios pode chegar a um valor de US$ 32 bilhões até 2031, isso é o equivalente ao crescimento de 291%, em relação ao valor atual de US$ 11 bilhões. Dados da pesquisa realizada pela Fact.MR, divulgada na última terça-feira (24).

Conforme a pesquisa: “o leite de aveia está passando por um crescimento massivo”. Entretanto, o leite de amêndoas teve o maior crescimento neste período, seguido por leite de aveia e de soja. O consumo de leite alternativo cresceu bastante de um segmento menor em 2018, para um dos produtos mais importantes no mercado global de alternativas ao leite de vaca.

De acordo com dados da Plant-Based Foods Association (PBFA), os leites vegetais chegaram ao marco de US$ 2,5 bilhões em 2020, equivalente a 35% do mercado de alimentação à base de vegetais.

“A crescente conscientização entre os consumidores sobre os benefícios oferecidos por uma dieta vegana é um dos fatores proeminentes que impulsionam a demanda por alternativas aos laticínios no mundo”, informa a Fact.MR.

Conforme a pesquisa, alergias ao leite de vaca e intolerância à lactose foram fatores determinantes para o aumento no mercado. “Além disso, as preocupações ambientais, o alto teor de colesterol e a presença de hormônios no leite estão impulsionando a demanda por alternativas aos lácteos”, afirmam.

Aumento dos leites vegetais

“O leite vegetal expandiu duas vezes mais rápido que o leite de vaca, o que favoreceu novas oportunidades para os fabricantes.” As vendas de alternativos aos laticínios  cresceram em mais de US$ 7 bilhões, gerando um lucro de 27% em 2020

Um dos fatores que têm determinado a escolha de compra dos consumidores por esses produtos, é a transparência nas informações, evidenciado por um planejamento de marketing favorável.

“O marketing favorável e o posicionamento correto das alternativas aos laticínios estão estimulando a demanda em economias emergentes”, afirma a Fact.MR.

“As tendências de consumo estão em evolução com a busca por produtos saudáveis e de ‘rótulo limpo’, assim como por ‘alimentos funcionais’ e o desenvolvimento de proteínas alternativas.”

Os queijo veganos serão a próxima tendência de consumo e inovação em relação a outros produtos “Plant-Based”, de acordo com a pesquisa.  “Avanços na tecnologia e processamento de ingredientes estão favorecendo as inovações.”

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