EnglishEspañolPortuguês

INCONSCIÊNCIA

Pescador sobe em peixe-boi e escova animal em Alagoas; ação é considerada crime de assédio

31 de dezembro de 2023
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

O Instituto Biota divulgou, nessa quinta-feira (28), vídeos que mostram um pescador subindo em um peixe-boi para limpá-lo e escovando o animal na Foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu. Segundo o órgão ambiental, as gravações foram feitas entre terça-feira (26) e quarta-feira (27).

De acordo com o presidente do instituto, Bruno Stefanis, o animal, que costuma frequentar o Litoral Sul de Alagoas, estava em Coruripe e agora atravessa o Rio São Francisco.

O instituto ambiental reforçou que, mesmo que a ação do pescador não tenha sido intencional, ela ainda é considerada prejudicial e tipificada como molestamento. Outros pescadores estavam no local no momento da gravação.

“O lodo pode até proteger da exposição ao sol, além de camuflar o animal. E sim, não faz sentido ‘lavar’ o animal”, afirmou Bruno.

De acordo com resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram/AL), “as condutas de perseguir, tocar, oferecer alimento ou bebida, tentar atrair ou afugentar, interromper ou desviar o curso de deslocamento, manipular os equipamentos e acessórios de marcação, sem licença própria de pesquisa, configuram molestamento de peixes-boi e tartarugas marinhas, podendo ser enquadradas como infração administrativa ou crime ambiental (art. 29 da Lei Federal nº 9.605/98 e art. 30 do Decreto Federal nº 6.514/2008)”.

Quem observar um animal marinho encalhado deve evitar contato e ligar para a equipe de resgate do Instituto Biota pelos números (82) 99115-2944, (82) 98815-0444 ou (82) 99115-5516.

Fonte: Cada Minuto

    Você viu?

    Ir para o topo