EnglishEspañolPortuguês

AÇÃO HUMANA

Pesca e poluição ameaçam sobrevivência de golfinhos asiáticos ameaçados

28 de junho de 2021
Elys Marina | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Ranjan Barthakur | Shutterstock

Um estudo da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) revelou que os golfinhos ameaçados de extinção nos rios Indus e Ganges são, na verdade, duas espécies distintas. Esta é uma descoberta fascinante, mas significa que cada um desses golfinhos está ainda mais ameaçado do que se pensava.

Durante anos, os cientistas pensaram que o raro golfinho da Índia, Nepal e Bangladesh era um dos mamíferos marinhos mais ameaçados da Terra. No entanto, pesquisas e testes genéticos ajudaram os cientistas a diferenciar os golfinhos do rio Indus dos golfinhos do rio Ganges.

Os cientistas estimam que existam alguns milhares de golfinhos do rio Ganges, mas suas populações estão diminuindo. Por outro lado, de 2001 a 2017, a população de golfinhos do rio Indus aumentou de cerca de 1.200 para cerca de 2.000 como resultado de “esforços dedicados de conservação pelas comunidades locais e pelas autoridades governamentais provinciais e nacionais que supervisionam seu manejo”.

Gill Braulik, da Unidade de Pesquisa de Mamíferos Marinhos da Universidade de St. Andrews, que liderou o estudo, comentou: “Minha esperança é que nossas descobertas tragam a atenção necessária para esses animais notáveis, ajudando a prevenir que caiam em extinção”.

Uma das principais ameaças para a pesca dessas populações de golfinhos é que muitas vezes são capturados acidentalmente. A poluição também pode afetar sua saúde e destruir seu habitat.

Você viu?

Ir para o topo