Eles usam suas nadadeiras para andar pelo fundo do oceano em vez de nadar.
O peixe acima, por exemplo, até agora é chamado do “peixe cor-de-rosa -de-mãos” e foi descoberto na Tasmânia. Apesar de ninguém ter encontrado um desses desde 1999, os cientistas estão tentando classificá-lo.
Todas as 14 espécies conhecidas de peixes que “andam” no mundo são encontradas nas costas da Austrália, em águas rasas, mesmo assim ainda não há muitos estudos sobre esse tipo de animal.
De acordo com a União pela Conservação da Natureza, esses peixes não são ágeis, o que os torna alvos fáceis para predadores e, por consequência, há poucos exemplares de cada espécie. Mas acredita-se que eles tenham uma pele venenosa que possa matar os predadores quando eles o ingerem – no entanto, infelizmente, é tarde demais para o pobre peixe.
Outra questão que pode ameaçá-los é o fato de eles colocarem menos ovos do que os outros peixes. Eles também gostam de ficar próximos aos lugares nos quais nascem e não se adaptam facilmente em outras regiões.
Apesar de hoje habitarem exclusivamente a Austrália, acredita-se que esses peixes viviam em vários lugares do globo há 50 milhões de anos. Fósseis de criaturas similares foram descobertos no mediterrâneo, por exemplo.
Confira mais imagens:
Fonte: HypeScience