EnglishEspañolPortuguês

UMA VIDA INFELIZ

Peixe-boi morre após ser resgatada de tanque deteriorado no Miami Seaquarium

Estima-se que ela tivesse mais de 65 anos, tendo vivido a maior parte em cativeiro

23 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: ZooTampa

Uma peixe-boi fêmea chamada Juliet morreu no ZooTampa quatro meses após ser resgatada de um tanque muito deteriorado no Miami Seaquarium. O zoo, que possui um dos únicos centros de cuidados para peixes-boi dos Estados Unidos, anunciou que Juliet morreu no dia 21 de abril em decorrência de problemas de saúde.

Sua morte ocorreu no mesmo dia em que o Condado de Miami-Dade encerrou o contrato de arrendamento do Seaquarium. O condado anunciou em março que cortaria o contrato em 21 de abril, citando “uma longa e preocupante história de violações” do aquário relacionadas à segurança animal e à manutenção da propriedade.

Juliet foi um das três peixes-boi resgatados do Miami Seaquarium em dezembro. Junto dela estava Romeo, seu antigo companheiro de tanque que estava confinado no parque há mais de 60 anos, e outro peixe-boi que não teve o nome revelado.

Os ativistas que pediram a remoção dos peixes-boi temiam que eles sofressem o mesmo destino de Lolita, a famosa orca do parque que morreu em agosto passado após passar quase toda a sua vida em um tanque apertado no local. Os esforços para resgatá-los ganharam força após o ativista pelos direitos dos animais Phil “The Walrus Whisperer” Demers e seu grupo UrgentSeas capturarem imagens aéreas dos tanques deteriorados no Seaquarium.

Na época do resgate, o Seaquarium estava enfrentando escrutínio não apenas pelas condições dos tanques, mas também por uma série de alarmantes relatórios de inspeção federal que documentaram falta de funcionários, piscinas em estado de deterioração e água contaminada por bactérias nos recintos das aves do parque.

Quando ela chegou ao ZooTampa em dezembro, Juliet pesava mais de uma tonelada e estimava-se que tivesse mais de 65 anos, tornando-a uma das peixes-boi mais velhas, de acordo com Cynthia Stringfield, vice-presidente sênior de saúde animal do zoo.

Recentemente, Juliet passou por uma avaliação médica durante a qual exibiu problemas de saúde, que provavelmente foram causados pelo seu tempo vivido em cativeiro. Sua condição piorou repentinamente, e ela faleceu na manhã de domingo. Stringfield disse que será realizada uma necropsia.

    Você viu?

    Ir para o topo