Um filhote de peixe-boi com cerca de 4 meses de vida e medindo aproximadamente 70 cm de comprimento foi encontrado por pescadores em uma praia nas proximidades da vila de Monsarás, município de Salvaterra, na Ilha do Marajó (PA).
O animal foi localizado encalhado nas areias de uma praia em frente à Fazenda Pilão, próximo a Monsarás. Sem muita noção do que fazer com o pequeno animal, os pescadores o mantiveram acondicionado em um tanque da fazenda. Depois de alguns dias levaram-no em uma bicicleta para a vila de Monsarás, onde o animal foi entregue aos cuidados do senhor Silvio da Costa Teixeira. Na manhã do último domingo, 17, o Ciop-Belém foi acionado e, por intermédio do Corpo de Bombeiros, o Ibama foi recolher o animal.
Uma caixa d’água de 500 litros foi usada para transportar o animal para Soure, onde ficará aos cuidados das equipes do Ibama e do Instituto Chico Mendes até a chegada, na manhã desta terça feira, 19, de uma equipe especializada do Ibama para encaminhá-lo para Belém.
Ainda durante o transporte do animal para Soure, uma equipe de oceanógrafos do Gemam, Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos, que estava em trabalho na vila de Joanes, juntou-se ao grupo de resgate.
A oceanógrafa Maura Elizabeth identificou que o animal encontrado em Monsarás é uma fêmea e está com sinais claros de estresse avançado, além de estar, possivelmente, com dores de abdominais.
O Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), de Belém, disse não poder receber o animal. Caberá então ao Ibama definir seu destino após uma avaliação preliminar de seu estado de saúde.
O animal ficou em cativeiro por oito dias, em ambiente impróprio e com alimentação inadequada.
Fonte: Diário do Pará