EnglishEspañolPortuguês

NEGLIGÊNCIA

Pavoa espera por resgate há mais de 10 dias em telhado de casa em Araruama (RJ)

Moradores afirmam que a ave está no local desde 12 de junho e que vêm cobrando resgate a diversas autoridades.

24 de junho de 2026
Ludmila Lopes
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Moradores de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, cobram o resgate de uma pavoa que está há mais de dez dias sobre o telhado de uma residência na Rua Bernardo Vasconcelos. Segundo relatos, a ave apareceu no local no dia 12 de junho e permanecia no mesmo ponto até ontem (23/06).

De acordo com os moradores, diversos pedidos de ajuda foram feitos aos órgãos responsáveis, incluindo a Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros e equipes de resgate de animais. A principal preocupação é com a segurança da ave, que permanece exposta às condições climáticas e a possíveis ameaças.

Ainda segundo os relatos, a Guarda Ambiental esteve no endereço no dia 14 de junho e realizou tentativas de captura, mas não conseguiu resgatar o animal. Após a ação, a equipe deixou o local sem sucesso.

Os moradores afirmam que, desde então, a pavoa enfrentou dias de chuva e chegou a ser alvo de um gato que tentou atacá-la. Eles também relatam que há um cachorro de grande porte no quintal da residência, o que aumenta a preocupação caso a ave desça do telhado.

O g1 questionou a Prefeitura de Araruama sobre as medidas adotadas em relação à ocorrência.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por g1 (@portalg1)


Nota da Secretaria Municipal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araruama informa que já esteve no local e que, nesta quarta-feira (24/06), a Guarda Ambiental e a equipe do Botânico das Asas retornarão ao local para uma nova tentativa de captura da ave.

As equipes já estiveram na área realizando ações de resgate, mas a captura tem sido dificultada devido à capacidade de voo do animal e por ele permanecer em locais de difícil acesso.

A Secretaria esclarece ainda que não se trata de um animal silvestre, mas de uma ave doméstica que, provavelmente, se afastou de seu responsável.

A Secretaria reafirma seu compromisso com o bem-estar animal e segue acompanhando a situação.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo