A lenda da música Paul McCartney veio em auxílio de uma elefanta indiana chamado Jeymalyatha, que está sendo mantido em cativeiro em um templo em Tamil Nadum, na Índia.
Um vídeo, que viralizou na mídia internacional, mostra a elefanta, que também é conhecida como Joymala, gritando de dor ao ser espancada com uma espécie de pau. Ela estava acorrentada ao chão e, em uma parte da filmagem, um trabalhador parecia torcer sua pele com um alicate para controlá-la na frente de uns inspetores. As informações são do Plant Based News.
McCartney , que há muito é defensor dos direitos dos animais, escreveu uma carta a Bhupender Yadav, ministro do Gabinete da União Indiana do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas.
Ele solicitou que Jeymalyatha, que a PETA diz estar sendo mantido ilegalmente, fosse transferida para um santuário.
Ver essa foto no Instagram
Na carta, McCartney escreveu: “Estou confiante de que serão tomadas medidas para enviar a elefanta Jeymalyatha (Joymala) gravemente maltratada para um centro de resgate adequado, onde ela possa receber os cuidados especializados de que precisa para suas feridas psicológicas e que ela possa viver em liberdade na companhia de outros de sua espécie.”
Ele também destacou que as fêmeas dos elefantes na natureza vivem em um rebanho familiar. Ele disse que é “desolador que, além de maltratada, ela ainda esteja sendo forçada a viver em um confinamento solitário”.
A luta para resgatar Jeymalyatha
De acordo com a PETA, Jeymalyatha foi mantida em cativeiro ilegalmente por mais de uma década. Acredita-se que ela tenha sido tirada de um parque para, inicialmente, ficar presa no templo por seis meses. No entanto, ela nunca retornou ao Departamento Florestal de Assam .
Poorva Joshipura, vice-presidente sênior de Assuntos Internacionais da PETA Índia, disse ao Plant Based News : “A carta de Paul a deixa a elefanta a um passo mais perto de escapar de sua vida infernal em Tamil Nadu e ser transferida para um centro de resgate onde ela poderá se recuperar do trauma, receber cuidados especializados e, ao invés de levar uma vida solitária e de maus-tratos, desfrutar da companhia de outros elefantes e ser feliz.”
A carta de McCartney seguiu um apelo da PETA Índia à polícia de Virudhunagar e ao Conselho de Bem-Estar Animal da Índia. Um boletim de ocorrência teria sido registrado contra um dos tratadores que foi pego espancando a elefanta.
A defesa dos animais de Paul McCartney
McCartney, conhecido por fazer parte dos Beatles, parou de comer carne em 1975. Ele fez a mudança depois de ver cordeiros correndo em um campo enquanto comia cordeiro com sua falecida esposa, Linda McCartney.
Recentemente, McCartney juntou-se a petições que solicitam à Starbucks que pare de cobrar mais caro pelo leite vegetal.
Em uma carta ao CEO da rede de cafés, Kevin Johnson, McCartney pediu que ele considerasse o bem-estar animal e o “futuro do planeta” e removesse a cobrança.