Uma pata chama atenção dos moradores de Taubaté por passear pelas ruas da cidade em uma espécie de cadeira de rodas. A ave foi encontrada por um cachorro.
“Meu pai tem sítio e lá tem bastante animais. Um dia nasceram alguns patinhos. Choveu à noite e no outro dia, nosso cachorro veio com uma bolinha de barro na boca e colocou perto do meu pai e ele viu que era um patinho que tinha acabado de nascer. Tava vivo e ele trouxe para casa [na cidade] para cuidar”, disse a gestora cultural Aline Presoto.
O animal foi levado ao veterinário, passou por tratamentos e sobreviveu, mas ficou paralitico. Por causa da deficiência, os tutores fizeram uma cadeira de rodas adaptada.
A pata ganhou o nome de Valentina por ter sobrevivido e é tratada como um cachorro: tem uma casinha para dormir, faz as necessidades em um tapete descartável, toma banho de banheira. Sempre que os donos viajam e passeiam, eles levam a pata de estimação, porque ela também tem dificuldade para comer.
Essa atenção também é dividida com outro morador da casa, um cachorro. Aline garante que, apesar das diferenças, eles se dão bem. “[O cachorro fica] Sempre por perto, cheira… No começo ela não gostava dele, agora fez amizade”, conclui.
Fonte: G1