As mudanças climáticas estão mudando o tamanho dos pássaros nos Estados Unidos e no Canadá. O estudo, feito com meio milhão de pássaros de mais de 100 espécies, mostrou que a maioria das aves está ficando mais leve e com asas menores. A mudança de tamanho aconteceu nos últimos 50 anos, como mostra o artigo publicado na revista científica Oikos. Biólogos da Universidade de Zurique e do Carnegie Museum of Natural History, que formaram a equipe que coordenou o levantamento, não sabem dizer se a mudança poderá prejudicar a saúde dos pássaros no futuro.
As aves estudadas foram capturadas na Pensilvânia, nos Estados Unidos, entre os anos de 1961 e 2007. Elas eram pesadas e tinham seu comprimento e suas asas medidos. Das 83 espécies que migram na primavera 60 ficaram menores. Das 75 que migram no outono 66 diminuíram de tamanho. Para cientistas, alguns pássaros serão afetados pela mudança de tamanho e outros não.
Agora, a principal preocupação de pesquisadores é entender se outras espécies vão responder da mesma forma ao aquecimento global e encolher de acordo com o aumento das temperaturas. Na biologia, a ‘regra de Bergman’ diz que animais de locais mais frios tendem a ser maiores, e bichos de zonas quentes costumam ser menores.
Fonte: O Globo