EnglishEspañolPortuguês

Parques e praças podem ganhar área para animais domésticos

20 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

noticia_816039_img1_slider_dsc0095
Animais de estimação poderão ganhar espaçoa nos parques de Curitiba. Foto: Divulgação/CMC

Criar espaços em parques e praças de Curitiba para que humanos e animais domésticos possam transitar livremente. É o que sugere projeto da vereadora Carla Pimentel (PSC), que começou a tramitar na Câmara Municipal na segunda (17). Na opinião da parlamentar, os espaços voltados para animais teriam o poder de “harmonizar a convivência de quem gosta e quem não gosta de animais, preservando o direito de ambas”.
“Os animais domésticos ocupam um lugar de grande relevância afetiva nos núcleos familiares hoje em dia. E a tendência é que estejam sempre acompanhando seus tutores em momentos de lazer. Só que há uma parcela da população que é mais reservada em relação a animais, que não se sente confortável na presença deles. Esses espaços ajudariam com isso”, argumenta a vereadora.
O projeto prevê que os locais destinados à instalação desses espaços seriam definidos e fiscalizados pela administração pública municipal. Os tutores ou guardiões dos animais domésticos utilizariam estas áreas e também o uso de coleira, guias e focinheiras – especialmente os de grande porte. Aos tutores ou guardiões dos animais também compete o recolhimento dos dejetos produzidos. Descumprimento seria punido com advertência e, na reincidência, ordem para abandonar o local.
Carla Pimentel argumenta que a criação destes espaços não gera despesa à Prefeitura de Curitiba, uma vez que os logradouros públicos já são fiscalizados. “Os espaços ainda poderiam ser utilizados nas políticas públicas de defesa animal, como as campanhas de doação, castração e vacinação, mediante parcerias com instituições não-governamentais”, explica. Cães guias e os utilizados pela Polícia Militar no exercício de suas funções não estariam sujeitos às determinações do projeto.
Fonte: Bem Paraná.

Você viu?

Ir para o topo