Esta região do oceano deverá ser a mais afetada pelas alterações climáticas.
“Com a mudança climática, a região das Ilhas do Pacífico deverá ficar mais aquecida, menos oxigenada, mais ácida e ter menor produção de plâncton que forma a base de redes de alimentos oceânicos”, afirmou a autora principal Rebecca Asch, ex-aluna do Programa Nereus e professora assistente da East Carolina University.
“Descobrimos que a extinção local de espécies marinhas superou 50% dos níveis atuais de biodiversidade em diversas regiões e, às vezes, chegou a níveis maiores do que 80%”, completou.
A região das Ilhas do Pacífico é a mais aquecida do oceano global. É também uma área onde existe menos variabilidade sazonal. Como não existem estações drásticas, os animais no Pacífico tropical podem ter mais desafios com as mudanças climáticas, segundo o Science Daily.
Os autores examinaram os efeitos do fenômeno em mais de mil espécies, incluindo aquelas que vivem em recifes e aquelas que residem em habitats de águas abertas. Ambos os grupos sofreram declínios na biodiversidade local, mas as taxas de diminuição foram maiores nas espécies de águas abertas.