Por David Arioch
Segundo a ONU, o uso sustentável de recursos ajuda a melhorar o estado das florestas e habitats e, por extensão, assegura a segurança econômica e alimentar das comunidades locais. Além disso, as florestas atuam como sumidouros de carbono e podem remover poluentes da atmosfera.
Isso as torna uma ferramenta altamente versátil para combater a poluição do ar e mitigar as mudanças climáticas. Todos os anos, elas absorvem um terço do dióxido de carbono liberado pela queima de combustíveis fósseis em todo o mundo.
Melhorar a qualidade do ar continua a ser uma das prioridades, de acordo com a ONU Meio Ambiente, considerando que as centrais elétricas emitem quantidades estratosféricas de dióxido de carbono por ano. Os custos diretos da poluição do ar para a saúde podem ser medidos em bilhões e até trilhões de dólares.
Juntamente com a necessidade de mudar para fontes de energia limpa, as florestas são aliadas efetivas e naturais na luta por um ar mais limpo — e essenciais para garantir um futuro sustentável para as comunidades que dependem delas.
Cerca de 80% da população do mundo em desenvolvimento utiliza recursos florestais não madeireiros para necessidades nutricionais e de saúde, segundo a Fundação Connecting Natural Values and People.