EnglishEspañolPortuguês

REABILITAÇÃO

Onça resgatada na Amazônia viaja de avião para ter nova chance no Distrito Federal

Filhote de cinco meses, batizado de Rho, foi encontrado abandonado na floresta. Rho foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Brasília, onde terá processo de reabilitação para ser devolvido à natureza.

11 de maio de 2026
Ingrid Dias
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: g1 DF/Reprodução

Um filhote de onça-pintada foi transportado de avião gratuitamente entre Manaus, no Amazonas, e Brasília, no Distrito Federal, na sexta-feira (08/05). Ele foi resgatado com cerca de cinco meses, após ser encontrado abandonado na Floresta Amazônica.

O macho foi batizado de Rho e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Brasília, onde iniciará um processo de reabilitação para ser devolvido à natureza. O transporte foi realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a operação partiu do Aeroporto Internacional de Manaus e reduziu em mais de 40 horas o tempo de viagem em comparação com o trajeto terrestre, contribuindo para o bem-estar do animal e a eficiência do resgate.

Reabilitação com foco no retorno à natureza

Rho foi encontrado abandonado na floresta e resgatado há cerca de dois meses pelo Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), em Manaus, onde recebeu os primeiros cuidados.

No Cetas, em Brasília, passará pela etapa inicial de reabilitação para grandes felinos, com atividades que simulam seu habitat natural. O processo de reabilitação será realizado em etapas no Instituto Nex, até que o animal tenha condições seguras de voltar à natureza.

Caso semelhante é o da onça-pintada Phi, transportada pelo Avião Solidário de Boa Vista (RR) para Brasília, em abril de 2025. Atualmente, o animal avança na segunda etapa do protocolo de reabilitação no mesmo instituto.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo