Policiais Militares Ambientais de Costa Rica apreenderam uma onça-parda atropelada, no km 91 da rodovia que liga Figueirão a Alcinópolis (MS), na madrugada do último domingo. O animal estava ferido à margem da pista com as patas lesionadas.
A onça foi recolhida e levada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Campo Grande. A PMA informa ainda que o animal está na lista de espécies em extinção.
A onça-parda, puma, ou suçuarana é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir até 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso, florestas, desertos e montanhas.Geralmente caça ao entardecer.
Filhote vítima da imprudência
Um filhote de onça-parda foi encontrado por um morador de Sonora, próximo à mãe que havia sido atropelada e estava morta, em uma ponte sobre o rio Itaquiraí, na BR-163, no estado de Mato Grosso, também no último domingo.
De acordo com a Policia Militar Ambiental (PMA), o morador levou o filhote até sua casa e acionou os policiais. O filhote, que aparenta não ter nem um mês de vida, foi recolhido pela PMA no mesmo dia e será encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.
Com informações de Capital News e Idest