Uma onça foi devolvida a natureza na região de Bragança Paulista, após entrar uma propriedade rural e ser resgatada. Antes de ser solta, ela recebeu atendimento das equipes do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), com sede em Atibaia, do zoológico de Guarulhos, da Prefeitura de Bragança Paulista e da Associação Ambientalista Copaiba, de Socorro. O CENAP é um centro de especialização que atua em todo território nacional e integra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), possuindo equipe altamente qualificada.
A onça foi resgatada durante a madrugada. Após o resgate, imediatamente o CENAP/ICMBio foi acionado, solicitando apoio das equipes de Guarulhos, Bragança Paulista e Socorro para realização do manejo da onça.
A jovem onça estava enjaulada e foi sedada para ser examinada. Aparentemente encontrava-se saudável apesar de ter um dos dentes caninos quebrado. O animal pesa 24,7kg e, após ser hidratado com soro e ter seu sangue colhido para pesquisas, foi devolvido a natureza.
A onça parda é um animal recluso e, normalmente, evita pessoas, tendo se aproximado da residência, segundo especialistas, provavelmente por estar com fome e ser atraído pelos animais.
De acordo com o artigo 29 da Lei 9605/1998, que trata sobre crimes ambientais, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: pode gerar pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, mesmo que se trate de um animal predador natural.
Problemas com animais silvestres podem ser resolvidos com orientações técnicas. Em Bragança Paulista, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Outras informações estão disponíveis no CENAP/ICMBio.
Fonte: Portal Bragança