Aisha Nieves já tinha perdido as esperanças de reencontrar seu amado cachorro, que desapareceu nos Estados Unidos, quando o encontrou na página de adoção da Lehigh County Humane Society (LCHS), uma instituição de proteção animal norte-americana. Ao revê-lo, além de confirmar que ele era, de fato, seu cachorro desaparecido, Aisha teve a imensa felicidade de perceber que ele não havia a esquecido.
Ao reencontrar a tutora, Kovu, como é chamado o cão, pulou em seus braços e lambeu. Se pudesse falar, ele teria dissertado sobre a imensa falta que Aisha lhe fez. E a saudade era recíproca.
O reencontro só pôde acontecer após a norte-americana decidir procurar um novo animal para adotar. Ela queria um cão para fazer companhia aos seus dois filhos, só não imaginava que levaria Kovu, que havia desaparecido em de Allentown, na Pensilvânia, de volta para casa.
“Eu pensei: não pode ser ele'”, relatou Ainsha ao site “The Morning Call”. “Então, vi a pequena cicatriz em um dos olhos, de quando ele foi atingido por um portão. Então, eu disse: ‘Oh meu Deus, esse é o meu bebê, esse é o Kovu!'”, completou.
Adotado pela primeira vez quando tinha apenas 7 semanas de idade, o cachorro morou com Aisha até maio de 2019, quando desapareceu. Semanas depois, ele foi resgatado por membros do LCHS. Bastante debilitado, recebeu tratamento e sobreviveu.
“Ele precisava ser tratado para pulgas, estava com falta de pelo na extremidade posterior e tinha uma inflamação”, disse a diretora de desenvolvimento do LCHS, Deirdre Snyder. “Ele foi tratado com antibióticos e tomou banho com um xampu especial. Ficou em nosso abrigo por cerca de quatro meses e depois foi adotado por uma família em 25 de outubro de 2019”, acrescentou.
Kovu, porém, parecia estar destinado a retornar para a casa de sua tutora e foi exatamente o que aconteceu “Ele simplesmente pulou em mim e começamos a nos beijar e nos abraçar. Ele se sentou, e eu disse: ‘Sim, amigo, você está indo para casa. Sinto muito que isso tenha acontecido. Nunca mais vou perder você'”, contou Aisha.
De acordo com a diretora de desenvolvimento do abrigo, é comum que os cachorros reconheçam seus tutores após ficarem longos períodos longe deles. E isso se deve ao olfato apurado desses animais. “Há muitos vídeos online de militares voltando para casa depois de um longo tempo longe e seu cachorro os reconhecerá com uma alegria e empolgação semelhantes às de Kovu por Aisha”, afirmou.