Há registros de trabalhadores em uma fazenda de bezerros perto da cidade de Modesto, na região central da Califórnia, agredindo animais com socos e chutes.
Ativistas dos direitos dos animais da organização Direct Action Everywhere (DxE) utilizaram drones para capturar imagens de operações de criação de bezerros no Vale Central da Califórnia, em fevereiro deste ano.
A instalação em questão, Agresti Calf Ranch em Ceres, perto de Modesto, cria bezerros para a Double D Dairies, que é fornecedora da marca Clover Sonoma, certificada pela American Humane Society.
Os trabalhadores também foram filmados puxando um bezerro pelo nariz com um alicate e puxando bezerros pelo rabo.
As imagens também mostraram dois funcionários removendo os chifres em desenvolvimento de um bezerro com um ferro quente: enquanto um segurava a cabeça do animal aterrorizado, o outro aplicava o ferro. Após uma nuvem de fumaça, o bezerro caiu para o lado, parecendo imóvel. Não havia vestígios de anestesia, apesar de a anestesia ser necessária para cumprir as diretrizes de bem-estar animal para a remoção de chifres.
Os chifres dos bezerros são frequentemente removidos para evitar ferimentos entre os animais, bem como acidentes com os tratadores, que podem ocorrer como resultado do confinamento extremo em fazendas industriais.
Temple Grandin, especialista em criação de animais, analisou as imagens e afirmou que a reação dos bezerros indica que nenhum analgésico foi utilizado.
A Sociedade Americana de Proteção aos Animais (American Humane Society) afirmou que, após a divulgação das imagens, um dos funcionários foi demitido. A Clover Sonoma também declarou ter rompido relações com a Double D Dairies, mas, até o momento da publicação desta notícia, a Double D Dairies ainda constava como fornecedora em seu site.
Após a divulgação dos resultados, um advogado que trabalhava com a DxE relatou essas violações da lei de crueldade contra animais da Califórnia ao Ministério Público do Condado de Stanislaus, ao Xerife e aos Serviços de Proteção Animal.
O Ministério Público e o Xerife ainda não responderam à denúncia. O Serviço de Proteção Animal afirmou: “Já estamos em contato com a organização competente para monitorar o que está acontecendo no local que você indicou”.
Ainda assim, nenhum plano de ação contra a empresa foi divulgado, apesar de vários pedidos de atualização. Depois que a DxE apresentou as denúncias, um advogado representando Agresti enviou aos membros da DxE uma notificação extrajudicial, ameaçando com medidas legais caso não cessem a “espionagem das instalações do meu cliente”.
A indústria de laticínios da Califórnia contribui com mais de 23 bilhões de dólares para o PIB do estado anualmente, e o Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia possui diversos conselhos dedicados a promover o consumo de produtos lácteos e a influenciar a percepção pública desses produtos.
“A indústria de laticínios tem o governo na palma da mão”, disse Lewis Bernier, investigador agrícola da DxE. “Ela pode torturar animais bebês indefesos livremente e, em vez de acabar com a crueldade, o departamento de agricultura do estado ajuda ativamente a encobri-la com um slogan de marketing otimista.”
Traduzido de Species Unite.