Mulher mata a tiros macaco que escapou de caminhão tombado
3 de novembro de 2025
2 min. de leitura
A-
A+
Um dos macacos que escaparam está sentado na grama após o caminhão que os transportava ter tombado em 28 de outubro. Foto: Scotty Ray Boyd/AP
Um dos macacos que escaparam após um caminhão tombar em uma rodovia em 28 de outubro foi morto a tiros na madrugada de domingo por uma moradora que disse temer pela segurança de seus filhos.
Jessica Bond Ferguson disse que foi alertada na manhã de domingo por seu filho de 16 anos, que disse ter visto um macaco correndo no quintal de sua casa perto de Heidelberg, Mississippi (EUA). Ela saiu da cama, pegou sua arma e seu celular e saiu, onde viu o macaco a cerca de 18 metros de distância.
Bond disse que ela e outros moradores haviam sido avisados de que os macacos que escaparam poderiam estar doentes, então ela atirou.
O gabinete do xerife do condado de Jasper confirmou em uma publicação nas redes sociais que um morador encontrou um dos macacos em sua propriedade na manhã de domingo, mas afirmou não ter mais detalhes. O Departamento de Vida Selvagem, Pesca e Parques do Mississippi ficou responsável pelo macaco, informou o gabinete do xerife.
Os macacos rhesus estavam alojados no Centro Nacional de Pesquisa Biomédica da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, Louisiana, que rotineiramente fornece primatas a organizações de pesquisa científica, segundo a universidade. Em comunicado, a Universidade de Tulane afirmou que os macacos não pertenciam à universidade e que não estavam sendo transportados por ela.
Inicialmente, o gabinete do xerife de Jasper afirmou que os macacos eram portadores de doenças, incluindo herpes, mas a Universidade de Tulane declarou em comunicado que os macacos “não foram expostos a nenhum agente infeccioso”.
Após inicialmente informar que todos os macacos, exceto um, haviam sido mortos, o gabinete do xerife disse que três macacos continuavam à solta e estavam sendo procurados.