Uma gata chamada Harriet desapareceu há nove anos em um rancho no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Em entrevista para o The Washington Post, a tutora, Susan Moore, disse que nunca imaginou que encontraria o animal doméstico.
Durante muito tempo, ela fez buscas pelos arredores da fazenda e também chegou a ir em centros de abrigos na cidade para registrar o desaparecimento, além de buscar por notícias quanto ao paradeiro.
“Um animal rural desaparecer: um coiote deve ter pego”, contou ela ao marido Brian Ellison.
No dia 19 de setembro, os tutores recebem um telefonema de uma agente, responsável por um dos abrigos de animais na cidade americana de Hayden, cerca de 1,5 quilômetros de distância do rancho da família. A funcionaria informou que havia encontrado Harriet.
O animal foi encontrado graças ao microchip implantado quando filhote. “Fiquei completamente chocada. Gostaria de entender como que a minha gata foi parar lá”, disse Moore ao jornal.
O paradeiro de Harriet e os métodos de sobrevivência por quase uma década permanecem um mistério, mas tanto Moore quanto Nelson têm uma teoria: a explicação provável é que depois que a gata saiu, alguém a pegou na Califórnia, a manteve como animal doméstico e depois se mudou para Idaho, estado americano, onde a gata se afastou novamente.
Fonte: R7