EnglishEspañolPortuguês

Motivos para uma dieta vegetariana

7 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por que uma pessoa se torna vegetariana? Aqueles que decidem tornarem-se vegetarianos percebem o consumo de alimentos de origem animal como uma prática desnecessária e prejudicial à saúde humana, aos animais, ao meio ambiente e à sociedade. Vejamos uma breve descrição desses motivos:

Saúde

Uma dieta vegetariana bem planejada pode trazer muitos benefícios à saúde. Ela é rica em vitaminas, minerais e fibras, enquanto é pobre em gordura saturada e colesterol, sendo capaz de contribuir para a prevenção de várias doenças, especialmente as doenças crônicas e degenerativas. Estudos populacionais demonstram que os vegetarianos vivem mais e com melhor qualidade de vida do que os onívoros (pessoas que comem carne).

Ética

Alguns vegetarianos deixam de comer carne por entenderem que os animais têm direito à vida e que sua exploração para fins alimentares não é uma necessidade.

Meio ambiente

A produção de alimentos de origem animal causa grande impacto no meio ambiente, pois esta consome mais terras e recursos, sendo responsável ainda pela produção de uma enorme quantidade de resíduos (poluição).

Fome mundial

Justamente por necessitar de menos recursos para a sua produção, a transição para uma dieta vegetariana disponibiliza terras e recursos que são suficientes para alimentar adequadamente toda a população mundial.

Religião

Algumas religiões e filosofias recomendam aos seus adeptos seguirem uma dieta vegetariana. A Igreja Adventista do Sétimo Dia (cristãos) recomenda uma dieta ovo-lacto-vegetariana com ênfase em alimentos integrais; o hinduísmo e todas as filosofias indianas pregam uma dieta lacto-vegetariana; os essênios (cristãos) seguem uma dieta vegana rica em alimentos crus e germinados.

Você viu?

Ir para o topo