EnglishEspañolPortuguês

LIXO DESENFREADO

Elefantes asiáticos estão com saúde em risco pela grande ingestão de plástico

2 de junho de 2022
Magnolia Gomez | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Bene_A/Shutterstock

Cada vez mais a natureza e os animais estão sendo prejudicados pelas ações dos animais da espécie humana. Sua ganância por terras, dinheiro, poder, levam a uma exploração desenfreada da natureza e dos animais. O grande aumento da poluição residual gerada pelos humanos tem afetado consideravelmente o planeta.

Segundo pesquisas, alguns elefantes asiáticos foram registrados procurando comida perto de assentamentos humanos e comendo grandes quantidades de lixo em algumas partes da Índia. No país, é comum ver os animais consumindo lixo em lixões de vilarejos, o que significa que estão comendo embalagens, utensílios e outros produtos plásticos.

“Quando eles defecam, o plástico sai do esterco e é depositado na floresta”, disse Gitanjali Katlam, pesquisador ecológico na Índia.

De acordo com o “The New York Times”, a Dra. Katlam notou pela primeira vez elefantes se alimentando de lixo em câmeras de trilha, durante seu doutorado. Ela estava estudando quais animais visitavam esses depósitos de lixo na periferia de vilarejos, no norte da Índia e, ao mesmo tempo, também observava o plástico nas fezes dos elefantes.

Dr. Katlam e seus colegas encontraram plástico em todas as fezes perto de lixões, vilarejos e na floresta perto da cidade de Kotdwar. Embora os pesquisadores tenham caminhado apenas um ou dois quilômetros na floresta para procurar as fezes, eles acreditam que os elefantes provavelmente levaram o plástico ainda mais longe.

Dr. Katlam explicou que os elefantes asiáticos podem caminhar de 10 a 19 quilômetros em apenas um dia, o que preocupou os pesquisadores porque a cidade de Kotdwar fica a apenas alguns quilômetros de um parque nacional.

Eles descobriram que o plástico compunha quase 85% dos resíduos encontrados nas fezes de elefantes de Kotdwar, mas também encontraram vidro, borracha, tecido e outros materiais. Dr. Katlam disse ao “The New York Times” que os elefantes provavelmente estavam procurando por recipientes e sacolas plásticas porque ainda tinham restos de comida dentro.

Foto: Imagem ilustrativa | smo_vie | Pixabay

Isso é extremamente preocupante não apenas porque a poluição plástica está se infiltrando dessa forma nas florestas, mas porque esses enormes e magníficos mamíferos estão consumindo produtos químicos, tóxicos, como poliestireno, polietileno, bisfenol A, dentre outros. Dr. Katlam acredita que isso pode contribuir para um declínio nas populações de elefantes e nas taxas de sobrevivência. Muitos já morreram por consumir plástico e isso representa uma grande ameaça para esses animais.

Dr. Katlam disse ao “Times” que o governo indiano precisa tomar medidas melhores na gestão de seus resíduos sólidos para evitar esses problemas. Ela também pede aos cidadãos que separem seus resíduos de alimentos dos recipientes.

Globalmente, produzimos 300 milhões de toneladas de plástico todos os anos, 78% dos quais NÃO são recuperados ou reciclados. Cerca de 8,8 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos todos os anos! 700 animais marinhos estão ameaçados de extinção devido à ameaça que o plástico representa para eles na forma de emaranhamento, poluição e ingestão. 50% das tartarugas marinhas têm plástico no estômago.

De acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial, haverá uma tonelada de plástico para cada três toneladas de peixe até 2025 e, se as coisas continuarem como de costume, haverá mais plástico no oceano do que peixes até 2050, estimando-se que 99% de todas as espécies marinhas terão ingerido resíduos plásticos.

Algumas empresas mundiais estão trabalhando para reduzir a poluição plástica, como por exemplo, Facebook, Tupperware, Google. Lugares ao redor do mundo como Califórnia, Baltimore, Escócia e muitos outros estão proibindo vários plásticos de uso único, e outros estão criando maneiras criativas de reciclar e usar resíduos plásticos, buscando amenizar tais impactos.

Existem produtos que você pode estar usando ou hábitos que você pode ter que contribuem para a poluição plástica.
Saiba que sacolas plásticas, cotonetes, glitter, fraldas, absorventes femininos, máscaras, dentre outros, são grandes causadores da poluição em nossos oceanos. Existem inúmeras ações simples que podem ajudar a eliminar o plástico de nossas vidas, incluindo fazer seus próprios cosméticos, produtos de limpeza, usar frascos, sacolas, garrafas, canudos reutilizáveis, eliminar copos descartáveis adotando sua caneca de vidro e evitando assim microesferas!

Você viu?

Ir para o topo