A pesquisa da Markets and Markets divulgada no dia 17 dezembro deste ano alerta para um salto de crescimento de 93% em relação ao mercado de carnes vegetais até 2025.
Isso significa um aumento de 3,7 bilhões de dólares em comparação com os 4,6 bilhões de 2020, chegando assim, a 8,3 bilhões de dólares.
Segundo informações da pesquisa: “Com base em fontes, a soja ainda domina o mercado de carne vegetal porque serve à produção de alternativas à carne bovina, de porco e de frango, e também devido ao alto teor de proteína”.
Ainda de acordo com a publicação: “Tradicionalmente, o consumo de soja e derivados está associado à população asiática. No entanto, tem aumentado recentemente nos países ocidentais devido ao aumento da adoção de dietas vegetarianas.”
Segundo informações do portal Vegazeta, a ausência de colesterol em relação à proteína animal é citada como um fator determinante, sendo também “fonte de fibras, vitaminas e outros nutrientes”.
A Markets and Markets também informa que há uma crescente nos produtos com alguma semelhança ao frango, como tiras, empanados e búrgueres.
A publicação pontua que a impulsão pela demanda das pessoas veganas e vegetarianas contribui para o crescimento de produtos livre de origem animal no mercado.
“O interesse pelo veganismo está ganhando força, o que contribui ainda mais para o crescimento do mercado de carnes vegetais”.
Um dos argumentos frisados pela pesquisa sobre o aumento da comercialização e consumo de produtos de origem vegetal, conhecido também por based plant, é devido aos problemas de saúde relacionados com consumo da carne, fazendo com que os consumidores reconsiderem seu tipo de alimentação e busquem outras fontes de proteínas.
Ainda segundo o portal Vegazeta, a Markets and Markets aponta que o mercado de carnes vegetais tenderá a crescer mais em países onde há apoio governamental a esse tipo de produção.