EnglishEspañolPortuguês

HABITATS DESTRUÍDOS

Menor felino das Américas vive na Cordilheira dos Andes e corre risco de extinção

30 de maio de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Wikimedia Commons/Mauro Tammone

O gato-chileno (Leopardus guigna), é o menor felino selvagem das Américas: com cerca de 43 centímetros de comprimento, mede a metade do tamanho de um gato doméstico e pesa menos de três quilos.

De acordo com o especialista Fábio Nascimento, o gato-chileno tem a cabeça pequena, patas grandes e a cauda grossa. “A espécie ocorre no Chile e na Argentina, sendo que o habitat está reduzido à Cordilheira dos Andes. Devido ao grande índice de degradação da área onde vive, atualmente a espécie se encontra ameaçada de extinção, na categoria vulnerável”, explica.

A pelagem pode variar entre cor castanho-amarela e cinzenta-castanha. Há também manchas pretas na maioria dos indivíduos. O comportamento do felino é extremamente arisco e pouco conhecido no meio científico.

“O gato-chileno tem duas subespécies. O gato-chileno do sul (Leopardus guigna guigna), que habita as densas florestas nubladas do sul do Chile e é menor e mais escuro do que o Leopardus guigna tigrillo, o gato-chileno do norte, que habita o matorral, um bosque de arbustos localizado no centro do Chile”, finaliza.

Generalistas, os gatos-chilenos se alimentam de praticamente tudo o que conseguem agarrar: marsupiais, insetos, sapos e pássaros, apesar de preferir os roedores.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo