EnglishEspañolPortuguês

RIO GRANDE DO SUL

Influencer Felipe Neto monta 'força-tarefa virtual' para salvar cavalo ilhado em telhado; resgate está a caminho

9 de maio de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | TV Globo

O influenciador Felipe Neto montou uma “força-tarefa” virtual para salvar a vida do Caramelo, cavalo que ficou ilhado no telhado de uma casa na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. Nas redes sociais, o youtuber tenta o empréstimo de um helicóptero para içar o animal, e informou que uma equipe de resgate está se deslocando com barcos para dar suporte ao equino.

“Equipe de resgate já já vai em direção ao Caramelo, com barcos. Se não for possível retirá-lo, vão levar material para tentar mantê-lo vivo”, disse o influenciador.

Segundo Felipe, seria necessário um helicóptero que suporte içar pelo menos 500 quilos, e os de uso comercial não são preparados para realizar a operação. “Tudo que for preciso para resgatar o cavalo de Canoas, eu disponibilizo. Precisamos salvar o Caramelo, essa preciosidade que está há 4 dias sozinho, sem comida, desesperado, esperando um milagre”, disse o influenciador nas redes.

Imagens impressionantes do cavalo ilhado viralizaram na manhã desta quarta-feira. O cavalo aparece desolado, sem ter para onde ir e poucos metros para manobrar em cima das telhas. Com duas patas em cada lado do telhado, o cavalo acompanha a linha da água subir.

“Vai exigir ação de um helicóptero, aliás um helicóptero que tenha capacidade de erguer um animal que normalmente tem 500kg, 600kg. Então, estamos preparando a logística para gente poder salvar esse cavalo”, disse na noite desta quarta-feira o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), em entrevista à GloboNews.

Nas redes sociais, a primeira-dama, Janja Silva, afirmou que conversou com o General Hertz, Comandante das Operações no RS, e que equipes foram mobilizadas para localizar e fazer o resgate do cavalo em Canoas. Os veterinários do Exercito devem acompanhar.

Em meio a tragédia, dezenas de animais doméstico também se encontram perdidos. Para amenizar o problema, organizações de proteção animal estão trabalhando para resgatar os animais afetados pelas chuvas. Além disso, grupos independentes estão usando as redes sociais para criar anúncios e ajudar os animais a encontrar seus donos ou um novo lar em meio ao caos.

Em entrevista coletiva nessa terça-feira, o governador gaúcho, Eduardo Leite, afirmou que há 414 municípios afetados pelas chuvas, número quatro vezes maior do que na última catástrofe, em setembro de 2023. Ao todo, há 66.434 pessoas em abrigos, 158.992 desalojados, e 372 pessoas feridas socorridas.

Cenário de destruição

As cidades do Vale do Taquari, uma das regiões mais atingida pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul, começam a ver os destroços deixados pelas chuvas após o nível do Rio Taquari diminuir. Durante a semana, o rio chegou a ultrapassar 30 metros.

Em determinados locais que o nível da água diminuiu é possível ver casas destruídas e destroços espalhados pelas regiões.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo