Por Raquel Soldera (da Redação)
Depois de Medellín e Cali, os cavalos de Pereira, na Colômbia, também finalmente poderão descansar, após as carroças serem trocadas por veículos mecânicos. Isto será possível graças ao Plano Semente, um programa promovido pela prefeitura de Pereira, seguindo o exemplo de Medellín, que substituiu as carroças por motocarros em 2009.
Explorado há cerca de oito anos, Gaviota será um dos mais novos habitantes da Colômbia a alcançar sua aposentadoria e seu descanso merecido. Este é o cavalo com o qual trabalha Libardo Cardona, um carroceiro com mais de 35 anos de experiência. Libardo concordou com o descanso de Gaviota. “É melhor andar de motocarro porque a moto não sofre, mas o cavalo sim. Já está na hora que o Gaviota descanse”, disse Libardo, que não está preocupado com a mudança para uma moto.
A Secretaria do Desenvolvimento Rural tem coordenado este programa, que começou a tomar forma no ano passado. A empresa que ganhou a licitação para fazer os automóveis é a Ayco, uma empresa da cidade de Pereira.
De acordo com Alvaro Londoño, secretário de Desenvolvimento Rural, “no momento, o plano está em espera para que se cumpra a Lei de Garantias para entregar cerca de 40 motocarros”. Também disse que o censo permitiu o registo de 132 carroceiros, que já estão no banco de dados do Departamento de Trânsito.
José Aldemar Cardenas, carroceiro há 12 anos, está confiante de que com o automóvel vai trazer mais e melhores rendimentos.
Em Pereira já transitam 30 motocarros, e seus condutores acreditam que esta iniciativa, além de trazer benefícios para os cavalos, também vai ajudar os seres humanos, porque equilibrará o mercado de trabalho.
Com informações de AnimaNaturalis