Moésio Rebouças
[email protected]
Sou uma jovem cotia. Estou escondida no Parque Anilinas, em Cubatão, litoral paulista. Há décadas dezenas de cotias vivem neste Parque, soltas, numa área arborizada de 54 mil m². Mas estou apavorada, com medo, estressada e sendo caçada por muita gente estranha, pois a prefeita Marcia Rosa (PT), muito vaidosa, arrogante e especista, resolveu realizar uma faraônica reforma (menos vida natural, mais concreto e aço) do Parque e nos expulsar deste local. Ela, com apoio do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), está nos cuspindo para o minizoológico do Parque Ecológico Cotia Pará, para sobrevivermos em cativeiro, num local improvisado, pequeno, sem árvores, muito diferente do habitat que vivíamos.
Este minizoológico não é lugar para se viver. Zoológicos não deveriam existir! O que queríamos e deveríamos ter é um lugar de verdade, não alheio à nossa natureza. Queremos viver numa floresta, correndo entre a vegetação, cavando buracos no chão da mata e nas raízes das árvores, nos alimentando de frutas, sementes e raízes. Não queremos uma vida tediosa, artificial, expostas a curiosidade mórbida dos humanos. Queremos ser livres, longe da maldade humana!
Puxa, por que os humanos são tão ignorantes e cruéis com os animais? Por que os humanos gostam de ver bichos tristes e humilhados em jaulas? Que crime nós cometemos para ficar trancadas neste minizoológico até o fim de nossas vidas? Isto é justo? Isto é liberdade? Isto é vida selvagem? Isto é educação ambiental? Isto é bem estar animal?
Basta, humanos covardes e hipócritas!
Com todas as minhas forças e astúcia vou tentar fugir deste cativeiro imundo, deste campo de concentração. Mas eu gostaria de pedir a vocês que gostam e respeitam os animais, que escrevessem alguma coisa diretamente para a prefeita, o secretário de meio ambiente municipal e a chefe do Ibama. Digam para eles, entre outras coisas, que o lugar de cada animal é no habitat natural de sua espécie e não aprisionados, atrás das grades.
• Marcia Rosa, Prefeita de Cubatão: [email protected]
• José Roberto Baldini, Secretário Municipal de Meio Ambiente: [email protected]
• Ingrid Furlan, Chefe do Ibama Baixada Santista: [email protected]
Assinado: Uma jovem cotia