Dois bandos de macacos Bugio foram encontrados em uma propriedade particular, na localidade de Santa Joana, em Colatina, região Noroeste do Espírito Santo. O distrito possui diversas Áreas de Preservação Permanente e atraiu os macacos por ter muitos pés de fruta. Uma das espécies, segundo especialistas, está ameaçada de extinção.
Segundo o proprietário e administrador do sítio, Edecir Pertel, existem em torno de 14 ou 15 macacos da espécie bugio ao redor da propriedade. Ele conta que os animais aparecem com frequência perto das casas. “Alguns chegam perto da propriedade e já vão ao pé de jabuticaba ou carambola. Eles chegam bem perto pra comer mamão, banana”, diz.
A natureza do local é preservada. O proprietário destaca a importância de manter essa espécie preservada. “A gente fica feliz em saber que está fazendo alguma coisa pela natureza. Então acho que isso é importante para nós”, completa.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma das espécies de macaco bugio encontrada na localidade, o Bugio-marrom-do-norte, está ameaçada de extinção.
Fonte: G1