(da Redação)
Desaparecido do Zoológico Municipal de Uberaba (MG) desde o carnaval, o macaco Chico foi parar na residência do deputado federal Marcos Montes (DEM), na Vila Olímpica, ontem (19) pela manhã. De acordo com informações do Jornal da Manhã o animal estava um pouco assustado, mas não agressivo. Antes de ser recuperado, invadiu e mexeu em alguns objetos no quarto do parlamentar. Há uma semana, moradores da Vila Olímpica, bairro próximo ao Parque Jacarandá, enfrentam o desafio de recuperar o macaco.
Uma vez recuperado, Chico foi reconduzido ao zoológico, onde está de quarentena. Procurado pela reportagem, o diretor de Recursos Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Sidney da Silva, disse que as razões da fuga estão sendo investigadas pela administração. Dentre os motivos de fuga considerados pra administração do zoológico estão o descuido de funcionário ao trancara jaula e abertura na tela provocada por terceiros.
Quando ocorre a fuga, a Polícia Ambiental é acionada lavrando boletim de ocorrência. A identificação no corpo do animal permite aos técnicos do Jacarandá saber qual animal está desaparecido.
Uma vez recuperado, Chico foi colocado em jaula separada até que os exames clínicos, de fezes e sangue apontem se ele sofreu agressão ou ingeriu substâncias diferentes da alimentação rotineira.
Nota da Redação: A notícia é triste em todos os sentidos. Um animal aprisionado em um ambiente que não lhe é natural, foge no desespero e na esperança de reencontrar seu habitat natural, e tudo o que passa pela cabeça dos responsáveis é trazê-lo de volta à prisão e apontar falhas na segurança. Zoológicos são prisões institucionalizadas para animais cujos crimes foram a de um dia caírem nas mãos do ser humano.