Um filhote de lobo-marinho virou o centro das atenções em Xangri-lá, no Litoral Norte do RS, na manhã desta terça-feira (28). O animal, que estava deitado na areia entre as guaritas 99 e cem, despertou a preocupação dos veranistas.
Segundo a moradora de Porto Alegre Sandra Victorino da Silva, 44 anos, muita gente tentou ajudar. Um pescador chegou carregar o bicho de volta para o mar, mas ele retornou à areia. Os banhistas então deram água e pediram socorro ao Centro de Estudos Limnológicos e Costeiros (Ceclimar), em Imbé, e à Brigada Militar.
No meio da manhã, PMs chegaram ao local e removeram o animal para o Batalhão Ambiental da BM no município, onde foi examinado. Em seguida, o lobo-marinho foi encaminhado ao Ceclimar.
De acordo com o biólogo Maurício Tavares, que atua na instituição, ele não apresentava lesões e aparentemente estava na areia apenas para descansar. Apesar disso, ainda passará por uma avaliação veterinária mais detalhada para que os especialistas tenham certeza de que não tem nenhuma doença.
— As pessoas se preocuparam ao ver o animal deitado na areia, no sol. Mas isso é normal. Essa espécie vive em ilhas rochosas, não fica o tempo inteiro na água — disse o biólogo.
Conforme Tavares, nesses casos, os veranistas devem seguir as seguintes orientações: jamais dar comida para o lobo marinho, não molhar e não tentar devolver ao mar.
Fonte: Diário Gaúcho