EnglishEspañolPortuguês

DECLÍNIO

Leonardo DiCaprio faz postagem pedindo proteção para os periquitos-andorinha

A espécie está ameaçada de extinção por conta do desmatamento em seu habitat

11 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: JJ Harrison | Wikimedia Commons

Estrela de cinema, Leonardo DiCaprio pediu em seu Instagram o fim do desmatamento de florestas nativas na Austrália para proteger o habitat do periquito-andorinha, espécie ameaçada de extinção.

O ator de Hollywood destacou a situação do pássaro dizendo aos seus 62 milhões de seguidores que a destruição do habitat de reprodução desse periquito continua na Tasmânia, apesar dos especialistas estimarem e avisarem que apenas 750 deles permanecem na natureza.

“O governo australiano prometeu que evitará qualquer nova extinção. Os conservacionistas continuam a incentivá-los a cumprir seu compromisso de zero extinção”, escreveu DiCaprio. “A única maneira de proteger o periquito-andorinha e centenas de outras espécies ameaçadas de florestas australianas é encerrar o desmatamento de florestas nativas em toda a Austrália e na Tasmânia.”

O periquito-andorinha é uma espécie migratória que passa os invernos em Victoria e New South Wales, na Austrália e os verões em florestas espalhadas pela ilha da Tasmânia, dependendo de onde suas principais fontes de alimentos, eucaliptos azuis e negros, estão florescendo.

Um artigo publicado pelo CSIRO em 2021 estimou que a população havia caído para cerca de 750, em comparação com 2 mil há uma década. Estudos revisados constataram que poderia estar extinto em 10 anos se nenhuma ação fosse tomada para melhorar sua proteção, e que a atividade florestal é a maior ameaça à sua sobrevivência.

Estudos recentes de cientistas da Universidade Nacional da Austrália descobriram que a taxa de declínio está acelerando e, sem ações drásticas de conservação, a população média poderia ser de apenas 58 aves até 2031.

A postagem de DiCaprio destacou a vitória judicial da semana passada para a Fundação Bob Brown, que garantiu uma liminar temporária contra o corte de madeira em uma área florestal ao sul de Hobart, uma cidade na Austrália. A Re:wild, uma organização de proteção a natureza apoiada pelo ator, chamou a atenção do ator para o declínio do periquito-andorinha e o caso judicial.

“Leonardo DiCaprio colocou a Tasmânia no mapa de maneira significativa, e a situação do periquito-andorinha agora é verdadeiramente global”, disse Bob Brown. “Estamos encantados por ver o pleno endosso de Leonardo à nossa campanha para encerrar o desmatamento de florestas nativas e salvar os criticamente ameaçados periquito-andorinha. Estamos convidando Leonardo para visitar a Tasmânia e ver esta bela ilha, suas florestas e vida selvagem pessoalmente.”

Na semana passada, Brown disse que a fundação está “contestando o que acreditamos ser a ilegalidade da destruição do habitat de espécies raras em toda a Tasmânia”. A fundação lançou desafios semelhantes ao corte de madeira no habitat do periquito-andorinha em outras partes do estado.

A ministra do Meio Ambiente federal, Tanya Plibersek, disse que, como todos, ela queria ver os pássaros da espécie prosperarem por gerações. “Por isso, no ano passado, lancei o plano nacional de recuperação para o periquito-andorinha, para proteger e reviver esta espécie icônica”, disse ela. “E é por isso que estamos reformando nossas leis para garantir que o desmatamento de florestas nativas seja regulamentado pela primeira vez por leis nacionais ambientais.”

Plibersek afirmou que o governo está gastando meio bilhão de dólares para salvar espécies nativas e erradicar animais selvagens, incluindo programas específicos para o periquito-andorinha. O governo da Tasmânia não se pronunciou sobre o assunto.

    Você viu?

    Ir para o topo