Um carroceiro foi flagrado espancando um jumento na cidade de São Luís, no Maranhão. A violência foi registrada em um vídeo divulgado por diversas ONGs de proteção animal que se uniram na tentativa de identificar o agressor e resgatar o animal.
De acordo com a instituição Animais em Perigo SLZ, o caso ocorreu na manhã desta quinta-feira (30) no condomínio residencial Gramado, no bairro Renascença II. As entidades Brasil Sem Tração Animal (BSTA), Nação Vegana Brasil e Patas em Ação também somaram forças na mobilização em prol do jumento agredido.
Ao se posicionar sobre o caso, a BSTA pediu que a Prefeitura de São Luís tome providências. “Carroça é escravidão! Carroça tem que acabar”, publicou a entidade. A Nação Vegana abordou a necessidade de concentrar esforços em encontrar o jumento para resgatá-lo.
“Sabemos que gera revolta, indignação, mas precisamos concentrar nossas forças, nossa atenção, nossas mensagens com pedidos de ajuda a esse sofrido animal, vítima desse humano descontrolado. Não podemos permitir que esse carroceiro cometa mais agressões, precisamos identificar o cidadão, e com estas provas garantir que o animal seja retirado dele e encaminhado a local seguro, com guarda responsável que o livre de qualquer abuso e covardia humana”, pontuou a instituição. “Maus-tratos é crime!”, completou.
As agressões revoltaram centenas de internautas, que pediram punição ao agressor e a proibição das carroças. “O animal mais perigoso é destrutivo do planeta: o ser humano”, escreveu um deles. “Responsável é quem contrata ele com esses serviços, que por sinal já deu, deveria ser proibido”, afirmou outro. “A humanidade se perdeu faz tempo. Ô mundão cheio de covardes. Que dor! Por isso me tornei vegano”, disse um terceiro.
O condomínio onde o crime de maus-tratos aconteceu também foi questionado pelos internautas: “Batendo no animal com uma pá de construção! Como um condomínio permite isso? Maus-tratos aos animais é crime”.
Confira abaixo o vídeo das agressões (as imagens são fortes):
Ver essa foto no Instagram