Com a grande procura por alimentos à base de vegetais, a foodtech Next Meats, do Japão, anunciou neste mês de agosto a construção de um complexo de produção de carnes vegetais e outras proteínas alternativas.
A Next Meats é considerada uma das mais promissoras da Ásia desde que alguns de seus produtos, incluindo uma alternativa ao ovo, se esgotaram um dia após o lançamento.
Com a construção da “Next Factory”, em Niigata, cidade natal de Ryo Shirai, um dos cofundadores, a foodtech diz que um dos objetivos é virar referência em produção sustentável de alimentos. E por isso, o complexo também será construído seguindo normas mais ecológicas, incluindo painéis solares e outras tecnologias sustentáveis.
“Será um centro dedicado a produtos proteicos alternativos e incluirá tudo, desde laboratório de P&D até linha de produção”, informa Shirai, acrescentando que a instalação provavelmente será a primeira do ramo no Japão.
Com a inauguração do complexo prevista para 2022, a foodtech revelou também que recentemente assinou um acordo de cooperação em pesquisa e desenvolvimento com a Universidade de Tecnologia de Nagaoka. O objetivo é estudar epigenética e suas novas aplicações no desenvolvimento de alternativas à carne.
A caminhada da Next Meats teve início em 2017, mas a empresa foi fundada em Tóquio somente em junho de 2020. Em um ano, os seus produtos já são comercializados em nove países, e a sua meta é até 2050 criar diversas alternativas para todas as carnes mais consumidas.
Um dos diferenciais da Next Meats é a criação de carnes similares associados à tradição alimentar japonesa. A marca também já lançou o Next Egg 1.0, um ovo vegetal que é um deus produtos mais vendidos.
Os fundadores Ryo Shirai e Hideyuki Sasaki divulgaram por meio de um comunicado que pretendem estabilizar ainda mais a cadeia de abastecimento global dos produtos da Next Meats, e ao mesmo tempo em que reduzem os custos de varejo e fortalecem a área de pesquisa e desenvolvimento da empresa.