EnglishEspañolPortuguês

Jacaré encontrado no bairro da Paz, em Manaus, será devolvido à natureza

3 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Semmas resgatou jacaré encontrado no bairro da Paz (Foto: Divulgação)

O jacaré encontrado pelos moradores do bairro da Paz , na zona centro-oeste de Manaus (AM), foi resgatado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), na manhã desta terça (3).
O jacaré da espécie Coroa foi encontrado no início da noite de segunda (2) nos arredores da casa do comerciante que fica ao lado de um igarapé.
De acordo com nota enviada pela Semmas, essa foi a primeira captura de um jacaré em Manaus neste ano. Somente em 2011, o número chegou a 89.
O gestor do Refúgio, o veterinário Laérzio Chiezorin, considera o número de resgates de jacarés dentro do média. Segundo ele, existem quatro espécies de jacarés no Amazonas e com ocorrência verificada em Manaus – o Tinga, Coroa, Pedra e Açú. “Não há superpopulação e o número de jacarés existentes na cidade está dentro dos parâmetros”, afirma Laérzio, lembrando que não é tão fácil encontrá-los.
O animal resgatado nesta terça-feira, segundo o especialista, encontra-se aparentemente com bom estado de saúde e sem sinais de maus-tratos. “Vamos avaliar o peso, o tamanho e a existência de algum problema clínico, mas aparentemente o animal encontra-se bem nutrido pelo padrão corpóreo que apresenta, e se estiver tudo bem, faremos a soltura em local adequado onde não haja aglomerações populacionais”, afirmou.
Laérzio recomenda que, no caso de encontrar jacaré, os populares devem imediatamente entrar em contato com o serviço de resgate de animais silvestres da Semmas, por meio do 08000-92-2000 ou através do telefone 3618-9345, do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Refúgio Sauim Castanheiras.
“Nossa recomendação é de que não se aproximem nem tentem caputuar, nem molestar o animal, que só ataca para se defender”, afirmou. As espécies de jacarés se distinguem pelo tipo de habitar, coloração, tamanho e comportamento.
Fonte: D24 am

Você viu?

Ir para o topo