EnglishEspañolPortuguês

AVANÇO

Itália proíbe matança de pintinhos machos pela indústria de ovos e poupará até 40 milhões de filhotes por ano

Pintos machos são considerados subprodutos da indústria de ovos.

12 de agosto de 2022
Vivian Guilhem | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Dezenas de milhões de filhotes são mortos e descartados todos os anos na Itália – Crédito de mídia: We Animals Media

Estima-se que 8 bilhões de pintinhos machos são mortos de forma cruel todos os anos no mundo. Este número alarmante pode ser ainda maior. Os pintinhos machos são tratados como  “produto inútil” para a indústria do ovo.  Ativistas de direitos animais lutam há muitos anos para que essa crueldade acabe de uma vez por todas. A Itália é um dos países que está dando este passo importante.

Considerado um “marco histórico”, o governo italiano proibirá o assassinato de pintinhos machos na indústria de ovos. A decisão porá fim à morte de 25 a 40 milhões de filhotes por ano.

A organização Animal Equality Italy faz campanha para o fim da prática cruel há pelo menos dois anos. A organização de direitos animais trabalha com várias empresas e órgãos governamentais para proteger estes animais. Foi feita uma petição sobre essa matança de pintinhos em 2020, que desde então conquistou mais de 100 mil assinaturas. As informações são do site Plant Based News.

Logo após o lançamento da petição, a Assoavi (a associação comercial dos produtores de ovos da Itália) anunciou seu apoio à tecnologia de sexagem in-ovo, que permite que o sexo de um filhote seja identificado antes da eclosão, garantindo que apenas as fêmeas nasçam. Continua sendo uma grande exploração animal, porém, salvará a vida de centenas de filhotes machos que mal nascem e já têm sua vida ceifada e com muito sofrimento.

O que acontece com os pintinhos machos na indústria de ovos?

Dado que os pintinhos machos não podem botar ovos, eles são considerados como subprodutos na indústria de ovos. (Eles normalmente também não são usados ​​para carne, pois são uma espécie diferente das galinhas criadas para o consumo de carne.)

Pintos machos de um dia ou horas de vida são rotineiramente mortos. Normalmente, por asfixia (usando dióxido de carbono), deslocamento cervical (quebra do pescoço) ou maceração (em que os pintinhos vivos são jogados em um moedor de alta velocidade).

Luis Tato / HIDDEN / We Animals Media / Menos de um dia após a eclosão, os pintinhos machos são descartados.

Itália proíbe matança de pintinhos

Os legisladores da Itália propuseram a proibição pela primeira vez em dezembro de 2021. Ela foi aprovada em 3 de agosto de 2022 na Câmara dos Deputados e entrará em vigor em 2026.

A diretora executiva da Animal Equality Italy, Alice Trombetta, que considera tais mortes como “assassinato cruel sistemático”, aplaudiu a medida. Em um comunicado, eles disseram: “Esta é uma notícia muito importante para os animais na Itália e é verdadeiramente histórica. Estamos muito felizes que o Parlamento finalmente aprovou esta emenda que regulamenta um dos aspectos mais controversos da indústria de produção de ovos.”

“Os animais são seres sencientes que não podem mais ser considerados apenas resíduos industriais”, continuou Trombetta. “A matança seletiva de pintinhos machos que ocorre todos os dias não será mais considerada a norma, e as instituições devem agora se comprometer com esse caminho fundamental para o progresso do nosso país e dos animais.”

Existem petições em diversos países que pedem o fim dessa prática cruel. Você pode assinar a petição da Animal Equality Brasil no link: https://animalequality.org.br/participe/pare-o-massacre-de-pintinhos

Você viu?

Ir para o topo