EnglishEspañolPortuguês

ABUSO E DESCASO

Investigação mostra a negligência sofrida por animais em Zoo nos Estados Unidos

Muitas espécies foram encontradas com sinais claros de negligência e exploração

29 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Recinto onde ficavam as tartarugas no zoológico; Foto: Divulgação | Rockbridge County

O julgamento do Natural Bridge Zoo, iniciado a partir da execução de um mandado de busca em 6 de dezembro de 2023, trouxe à tona condições alarmantes e batalhas legais em torno do estabelecimento na Virgínia, nos Estados Unidos. O testemunho do veterinário Ernesto Dominguez destacou negligência extremas aos animais.

A descrição de Dominguez sobre o ambiente nos recintos de pássaros, tartarugas e macacos causou grande preocupação em relação o bem estar dos animais. Ele relatou ter presenciado um cheiro muito forte de amônia, animais com lesões não tratadas e condições de vida inadequadas, que geraram a recomendação para a apreensão de certos animais.

Entre os casos, um dos mais chocantes é o da elefante-africana de 39 anos chamada Asha, que tomava banhos frios e dormia em cima de seus próprios excrementos, além de viver acorrentada. Ela também era explorada em passeios e chegava a carregar mais de 150 pessoas em um dia aos fins de semana.

Após conseguirem o mandado de busca e apreensão, as autoridades retiraram 89 animais vivos e 28 mortos do zoológico. Um lagarto e um macaco ainda morreram após o resgate, enquanto os veterinários tentavam tratá-los.

Tanto investigações criminais estaduais quanto federais continuam a ser conduzidas no Zoológico Natural Bridge, revelou a discussão no tribunal na terça-feira (27/02), durante o julgamento civil que determinará para onde os animais apreendidos serão enviados. O julgamento envolve alegações civis de abuso e negligência animal contra os proprietários do zoológico, Karl e Debbie Mogensen, no Tribunal do Circuito do Condado de Rockbridge.

    Você viu?

    Ir para o topo