Durante a madrugada desta sexta-feira (21), mais de 200 quilos de caranguejos vivos foram apreendidos na BR-101, em Igarassu, Grande Recife (PE). Essa época é considerada propícia à reprodução desses animais e, por isso, fica proibida a captura deles. A ação foi realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As 2 mil unidades do crustáceo estavam sendo transportadas em uma Kombi e seriam comercializadas na Região Metropolitana do Recife, de acordo com depoimento dado pelo motorista. Ele foi autuado pelo Ibama, multado em R$ 11.120 e vai responder processo por crime ambiental. Se condenado, pode pegar até três anos de prisão.
Devido à época do acasalamento, os animais ficam mais suscetíveis à captura. Durante este período, estão proibidos a captura, o transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização do caranguejo. Os animais já foram devolvidos à natureza, em um mangue de Goiana, na Mata Norte.
Fonte: G1
Nota da Redação: Apesar dos caranguejos terem sido devolvidos à natureza, muitos desses animais, fora da época de acasalamento, são capturados legalmente para serem mortos e consumidos e não são protegidos pelo Ibama e nenhum outro órgão governamental.