O escritor e professor Eduardo Coleone, de Rio Preto, assume o papel de roteirista no livro “Coleira: Dia da Caça”, uma história em quadrinhos em formato americano com cerca de 120 páginas de história e 30 com material extra. A publicação foi formatada em parceria com o ilustrador e quadrinista Gabe Teixeira, que assina também o roteiro e é responsável pela ilustração.
A produção narra a transformação do protagonista Rui, um funcionário público que trabalha em um centro de zoonoses e ama animais, que se vê em uma situação inusitada e acaba tomando uma atitude extrema que pode mudar completamente a sua vida. Junto com seus parceiros humanos e de patas, ele parte para a ação contra figuras perigosas de sua cidade natal, Jaguaporã, no interior do Estado.
Com uma atmosfera de aventura, investigação e toques de suspense e humor, “Coleira: Dia de Caça” traz para o público infanto-juvenil uma reflexão sobre os maus-tratos animais e os cuidados que todos temos que ter com eles.
A ideia principal da produção é mostrar que todos podem fazer a diferença na sociedade, a partir de seus atos. Uma notícia de alguns anos atrás sobre rinhas com cães serviu de inspiração inicial para o tema central desta história. No conteúdo extra, além de artes com o processo criativo, há um espaço especial para a divulgação de nomes e telefones de ONGs envolvidas com a defesa dos animais do interior de São Paulo, incluindo Rio Preto, cidade em que Eduardo Coleone fez seu doutorado, leciona e mora.
O projeto foi contemplado no edital ProAC em 2021, que possibilitou a impressão de mil exemplares. Duzentos livros serão destinados a bibliotecas públicas do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SiSeb). Outros 50 exemplares serão entregues em bibliotecas de escolas municipais e estaduais de de Rio Preto, Ibitinga, Iracemápolis e Limeira. Além disso, serão organizados encontros com alunos do ensino público para que Eduardo Coleone e Gabe Teixeira abordem temas que envolvam os maus-tratos contra os animais.
“Coleira: Dia da Caça” nasceu do diálogo entre Eduardo Coleone e Gabe Teixeira. Até o nome do herói da história tem um pouco dos dois: COLEone e TeixeIRA, que formam Coleira. Também fazem parte desse projeto o ilustrador Henrique Mathias, que ficou responsável pelas cores, e os editores Guilherme Silveira e Vizette Priscila Seidel, do Selo Risco Impresso. Informações: www.coleirahq.com.br.
Fonte: Diário da Região