EnglishEspañolPortuguês

Hospital Veterinário ensina guarda responsável em escolas

22 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

1vet
Foto: Divulgação

O Mini Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná tem apresentado campanhas de cuidados com animais entre as crianças do ensino fundamental de Curitiba. O Mini-Hospital envolve docentes, alunos e residentes do Departamento de Medicina Veterinária e funciona como parte das atividades do Projeto de Extensão “Guarda Responsável de Animais e Prevenção de Zoonoses”, registrado na Pró-Reitoria de Extensão (Proec) e que atende principalmente escolas da Região Metropolitana de Curitiba.
O projeto Mini-hospital, como é conhecido, pretende levar às crianças da rede de ensino a guarda responsável e o respeito aos animais, e ainda como evitar as doenças transmitidas (zoonoses). O projeto simula um hospital veterinário com bichinhos de pelúcia, estimulando a criança a ajudar o médico veterinário a cuidar dos animais.
São feitas de 10 a 15 atividades simulando o cotidiano do médico veterinário, todas sobre como cuidar de um cão com leptospirose, “consertar” a patinha quebrada de um cão, ouvir os batimentos do coração de um gatinho, participar da cirurgia, montar o esqueleto de um cavalo, salvar uma tartaruga marinha que comeu lixo, cuidar de cães com pulgas e carrapatos, além de descobrir que o rato, o morcego e as fezes dos cachorros podem transmitir doenças.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo a idealizadora e coordenadora do Mini-hospital veterinário, Profa. Dra. Simone Tostes, o projeto “ensina de forma lúdica e divertida vários conceitos e cuidados com os animais domésticos, além das formas que temos de prevenir as doenças e cuidar da saúde deles e de nós mesmos”.
Nesta quinta e sexta (20 e 21 de agosto) o Mini-hospital está com as turmas de alunos do primeiro ano fundamental do Colégio Medianeira de Curitiba. As escolas interessadas em participar do projeto devem contatar por e-mail a coordenadora Simone Tostes ([email protected]).
Fonte: Paraná Portal.

Você viu?

Ir para o topo