(da Redação)
Agentes ambientais do Ibama e policiais civis detiveram na manhã deste domingo um homem que tentava vender cinco filhotes de jandaia e um de sabiá no Mercado da Madalena, no Recife, PE.
Francenildo Silva, de 28 anos, que mantinha as aves em duas caixas
de papelão, foi conduzido à Delegacia de Meio Ambiente para a lavratura de um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Ele foi autuado em R$ 6 mil e deverá responder a processo por crime contra o meio ambiente, cuja pena é de até um ano de detenção. As aves foram recolhidas ao Ibama, onde vão receber avaliação veterinária e permanecerão até que possam ser encaminhada para soltura ou para zoológicos autorizados.
Na sexta-feira (12), o responsável pela Pousada dos Coqueiros, na praia de Maracaípe, em Ipojuca, foi autuado em R$ 5 mil por manter em um viveiro uma arara-canindé. Ele também deverá responder a processo por crime ambiental.
Pernambuco situa-se entre os principais estados fornecedores de fauna silvestre para o tráfico, fato estimulado pelo hábito da população de adquirir e manter como animais de estimação espécimes nativos. O Ibama alerta que esse tipo infração é altamente lesivo ao meio ambiente e configura crime, punido com multa e até detenção.