EnglishEspañolPortuguês

DEDICAÇÃO

Homem cria 'resort' para pássaros na Zona Sul de SP e recebe cerca de 200 aves visitantes diariamente

Maritaca, sanhaço, sabiá, bem-te-vi, beija-flor, rolinha, anu e gavião carcará são alguns dos mais de 200 pássaros, de diferentes espécies, que já visitaram o local, segundo o criador da iniciativa.

11 de junho de 2022
8 min. de leitura
A-
A+
Marcelo Máximo, em frente ao “resort de pássaros” na Zona Sul de SP — Foto: Marcelo Brandt

A cerca de 500 metros da movimentada estação de Metrô Santos-Imigrantes, na cidade de São Paulo, fica um “resort” para pássaros. Funcionando a céu aberto, o local recebe aves livres que sobrevoam a capital paulista, e os “hóspedes” podem fazer por ali uma breve pausa, se alimentar, se hidratar e levantar voo novamente.

O publicitário Marcelo Máximo, de 53 anos, foi quem teve a ideia, em maio de 2021, do projeto inusitado, a que deu o nome de “MM Resort Big Birds”.

Marcelo Máximo, idealizador do MM Resort Big Birds, sentado em uma cadeira de praia no local em uma rua na Zona Sul de SP — Foto: Marcelo Brandt/g1

Marcelo instalou o empreendimento na rua em que vive, no bairro do Cursino, na Zona Sul da capital. Para a surpresa do próprio publicitário, o espaço recebe muitas visitas, diariamente. Segundo Marcelo, mais de 200 pássaros de diferentes espécies já passaram pelo local, como: maritaca, sanhaço, sabiá, bem-te-vi, beija-flor, anu, rolinha, gavião carcará e alguns outros pássaros que ele admite não ter conseguido identificar.

Essa movimentação toda obrigou o criador do projeto a expandir as instalações, que hoje conta com botânica, playgroud com “elevador”, alimentadores e até um espaço exclusivo para os menores, a “rolândia MM”, criada para alimentar as rolinhas e outros pássaros pequenos.

Não foram somente os pássaros que aderiram à iniciativa. A vizinhança também, além de donos de comércios da região, que passaram a enviar doações de rações e frutas, o que, segundo Marcelo, é a principal fonte do projeto atualmente.

O local está aberto à visitação, e o g1 foi até lá para conversar com o criador do “resort”, que explicou como o empreendimento funciona. Segundo o publicitário, a iniciativa é uma forma de permitir que os moradores da maior metrópole do país entrem em contato com a natureza.

Maritacas no “MM Resort Big Birds” — Foto: Arquivo pessoal

Marcelo conta que se divorciou há quatros anos e, desde então, vem procurando “uma vida nova”. Foi seguindo esse propósito que ele começou a fazer biologia marinha, ressaltando sua grande paixão por peixes e pelo mar.

Uma outra mudança ainda mais recente na vida do publicitário foi a perda do emprego no início da pandemia da Covid-19. Diante do cenário, Marcelo resolveu montar uma empresa de comércio de móveis 100% online.

Com isso, veio o hábito de se sentar em uma cadeira de praia, em frente à sua casa, enquanto trabalhava. No local, ele conta que tem uma castanheira que atrai muitos periquitos, e o publicitário então decidiu fazer duas casinhas para esses pássaros.

Você viu?

Ir para o topo