Um morador de Votuporanga (SP), de 47 anos, foi multado nesta quinta-feira (7) em R$ 1.500 por maus-tratos a animais. Segundo a Polícia Ambiental, ele espancou um cachorro da raça boxer com um pedaço de pau, que usava como bengala.
A agressão foi na sexta-feira (1º) e o animal foi encontrado com lesões na pele, ferida nas patas, edema cerebral, sangramento da boca e nariz. De acordo com Leonardo Brigagão, presidente da associação de animais que cuidou do caso, o flagrante foi feito por um motociclista que passava pelo local e acionou a polícia. “Os policiais me ligaram para acompanhar o caso e quando chegamos lá o animal estava todo ensanguentado, machucado. Eu mesmo registrei o boletim de ocorrência contra a pessoa”, afirma.
Brigagão disse que pediu um carro do Centro de Zoonoses para levar o animal para a clínica veterinária da cidade, mas por causa dos vários ferimentos e do edema cerebral, a situação do cão foi piorando e o médico achou melhor induzir sua morte. “Em Votuporanga, infelizmente, existem vários casos de maus-tratos a animais. Na associação que sou presidente chegamos a registrar de 30 a 50 casos por mês. É preciso um trabalho de conscientização com a população”, diz.
Segundo a polícia, o homem disse que agrediu o cão porque ele ameaçou atacá-lo. Ele agora irá responder por maus-tratos a animais. Brigagão disse que o cão não era do suspeito e que tinha sido perdido pelo tutor que mora no bairro.
Fonte: G1