No início deste mês, o Controle de Animais do Condado de Macomb, em Michigan, recebeu uma ligação incomum. Um cidadão preocupado avistou a cabeça de um jovem guaxinim presa em uma tampa de esgoto, seu corpo não estava à vista.
Três policiais correram para o local e encontraram o guaxinim em uma posição muito desconfortável. “O pobrezinho estava saindo da grade do esgoto e sua cabeça ficou presa”, disse o chefe Jeff Randazzo, do Controle de Animais do Condado de Macomb.
Os policiais levantaram a placa de metal e colocaram-na no chão na hora em que o corpo de bombeiros apareceu. Infelizmente, eles não puderam cortar por medo de que aquecesse o ferro fundido.
Os policiais decidiram que a única maneira de libertar o pequeno guaxinim era de alguma forma tirar sua cabeça do buraco do jeito que ele entrou. Então eles visitaram uma casa próxima e pegaram emprestado um pouco de óleo de amendoim.
O guaxinim parecia saber que eles estavam lá para ajudar enquanto cobriam seu pescoço com óleo. E após 20 minutos de torções e puxões suaves, eles libertaram o rapaz da pesada tampa do esgoto.
Para ter certeza de que ele estava bem, os deputados levaram o guaxinim de volta ao controle de animais, onde foi vacinado e desparasitado. E depois de dois dias de observação, ele foi solto de volta na mesma área onde foi encontrado.
Mas ele não foi o único guaxinim preso que o controle de animais salvou naquela semana. Eles também ajudaram um rapaz cuja cabeça estava enfiada em uma lata de sopa.
“Acho que as pessoas estão mais em casa, então estão vendo e ligando mais”, disse Randazzo.
Nesta primavera, Randazzo percebeu que as pessoas parecem estar apreciando a vida selvagem em sua área mais do que nunca. Eles também estão mais dispostos a ajudar quando percebem alguém em apuros algo que os guaxinins definitivamente apreciam.