A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina (PI) ampliou a área de atuação e passa a coibir também crimes de maus-tratos a animais, enquadrados na Lei de Crimes Ambientais. José Teixeira, gerente da Guarda Ambiental, explicou que o grupo especializado age em casos de flagrante e pode ser acionado pelo 153.
O gerente explicou os casos em que a Guarda pode ser acionada para esse tipo de crime.
“Ao se deparar com um caso de maus-tratos, a população deve nos acionar o mais breve possível. Quanto a casos de crime por omissão em ambientes particulares ou crime de abandono, a orientação é recolher o máximo de provas possíveis (fotos, vídeos, áudios, endereço, placas veiculares, nomes) e se direcionar à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para denúncia e abertura de boletim de ocorrência”, orientou.
O grupo especializado foi instalado em 2021, e conta com 18 guardas municipais que integram patrulhas 24 horas por dia, todos os dias da semana. O telefone 153 é o mesmo para ocorrências de outras naturezas.
Nesta sexta-feira (16), a Guarda Ambiental participou de uma palestra, coordenada pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, em uma escola pública da Capital para conscientização sobre os cuidados dos animais.
“Ficamos muito felizes em participar desse projeto piloto e que tem um grande potencial para gerar frutos. Falamos aos alunos do Ceti Didácio Silva sobre a Guarda Municipal e o nosso grupo especializado, a Guarda Ambiental, que atua em casos de resgates de animais silvestres e outras ocorrências ligadas ao Meio Ambiente. Além disso trabalhamos para coibir crimes de maus-tratos, uma demanda muito frequente em Teresina”, destaca José Teixeira, gerente da Guarda Ambiental.
Fonte: g1