A jovem ativista sueca Greta Thunberg compartilhou nas suas redes sociais uma imagem dos temporais que assolaram o extremo-sul da Bahia. As fortes chuvas já provocaram a morte de 24 pessoas e deixaram outras 91.258 desabrigadas, além de milhares de animais mortos.
Greta usou uma declaração do governador da Bahia, Rui Costa, em que ele afirma ser o pior desastre da história do estado. A ativista que luta pela conscientização sobre as mudanças climáticas e os impactos da indústria na natureza, ainda alertou seus seguidores para as chuvas que ainda estão por vir na região, usando a hashtag #SOSBahia.
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), indicou que 643.068 pessoas foram afetas pelas chuvas, sendo que quase 100 mil estão desabrigadas, 517 feridas e 24 mortas. Muitos abrigos de animais também foram atingidos e milhares de cães e gatos estão sem um lugar para morar. Alimentos e rações também estão em falta.
Foram registradas ocorrências em 163 cidades baianas, sendo que 151 delas estão em estado de alerta para novos temporais. O histórico do governo do estado mostra que o último registro desse volume de chuva aconteceu em 1990.
Itamaraju, no sul da Bahia, registrou 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Esse número representa mais que o quíntuplo da climatologia normal para o mês de dezembro (148,0mm).
O volume de chuvas que caiu entre setembro e dezembro em Itamaraju é de 499,7mm; em Ilhéus é de 434,4mm; e em Porto Seguro é de 507,7mm. Registrando máximas bem superiores a dos últimos anos. Esses fenômenos são um indício das profundas mudanças climáticas que começaram a acontecer em consequência do aquecimento global.