A gorila da montanha Ndakasi, que ficou famosa mundialmente após aparecer em uma selfie com um guarda florestal, morreu nos braços do tratador que cuidava dela desde que foi resgatada, ainda filhote, após ser encontrada ao lado do corpo da mãe, morta por milícias armadas.
Ndakasi tinha 14 anos de idade e vivia no Parque Nacional de Virunga, no Leste do Congo. O cuidador da gorila, André Bauma, de 49 anos, disse ter sido “um privilégio apoiar e cuidar de uma criatura tão amorosa”.
Em um comunicado, o parque informou que a gorila morreu na noite de 26 de setembro em decorrência de uma doença prolongada que deteriorou rapidamente seu estado de saúde.
“Foi um privilégio apoiar e cuidar de uma criatura tão amorosa, especialmente sabendo do trauma que Ndakasi sofreu quando era muito jovem. Pode-se dizer que ela se parece com sua mãe, Nyiransekuye, cujo nome significa ‘alguém feliz em receber os outros’. Foi a doce natureza e inteligência de Ndakasi que me ajudou a entender a conexão entre humanos e grandes macacos e por que devemos fazer tudo ao nosso alcance para protegê-los”, disse Bauma.
“Tenho orgulho de ter chamado Ndakasi de minha amiga. Eu a amava como uma criança e sua personalidade alegre trazia um sorriso ao meu rosto cada vez que interagia com ela. Ela fará falta para todos nós em Virunga, mas somos eternamente gratos pela riqueza que Ndakasi trouxe para nossas vidas durante seu tempo em Senkwekwe”, completou.