EnglishEspañolPortuguês

INCONSCIÊNCIA HUMANA

Golfinho é resgatado após ficar preso em rede de pesca em Ilhabela (SP)

8 de fevereiro de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Gildeir Cacique

Um golfinho foi resgatado com vida após ser encontrado preso em uma rede de pesca, na tarde dessa quarta-feira (7), no canal entre Ilhabela e São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.

O marinheiro Gildeir Cacique, de 48 anos, conta que voltava do trabalho de barco, quando ouviu um barulho estranho no mar. Ele desligou o motor do barco e viu o animal preso na rede, tentando nadar.

Ainda segundo o marinheiro, ele e um amigo fizeram o resgate. Após soltar o golfinho da rede de pesca, ele foi devolvido para a água.

Gildeir conta que não chegou a acionar nenhuma autoridade, porque o animal parecia estar bem e conseguia nadar.

O golfinho em questão é da espécie popularmente chamada de Toninha, sendo o menor golfinho brasileiro. As toninhas são apelidadas de “golfinho invisível” por serem animais raros e muito tímidos, elas não saltam para fora da água como outros golfinhos.

Segundo o especialista Daniel Danilewicz, biólogo do projeto Costa das Toninhas, que estuda o comportamento e luta prela preservação do animal, a espécie não é alvo de caça, mas tem sido muito ameaçada de extinção por captura acidental.

“Por algum motivo que ainda não conseguimos entender, as toninhas não detectam as redes de pesca de pescadores e, como são mamíferos, acabam morrendo afogadas. É um problema tanto para a toninha quanto para o pescador. Isso é muito comum e muito ruim”, alertou em entrevista recente ao g1.

As toninhas fazem parte da ordem dos cetáceos e são considerados os menores golfinhos do Brasil. Os animais têm hábitos costeiros e costumam viver em grupo.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo