Uma gatinha surda que se comunica com a língua de sinais encantou a internet em vídeo licenciado pela Clipes de Caters no YouTube. Apelidada de Kafka, ela reside com seus tutores James e Jo Dickenson em Newbury, Berkshire, na Inglaterra.
A gatinha possui essa condição de nascença e foi adotada no verão passado pelo casal, que tem lhe ensinado a linguagem de sinais. Por meio de gestos e com a motivação de petiscos, a gata consegue entender o que os tutores querem dizer.
“Sua compreensão da linguagem de sinais cresceu aos trancos e barrancos desde que ela nasceu e ela já conhece os sinais para comida e é capaz de vir correndo quando você liga para ela”, disse James a Caters.
Ter um gato surdo não impede a comunicação com os tutores. Segundo o VCA, esses animais dependem muito da visão e do tato, sendo importante desenvolver esses dois sentidos como animal. O ambiente é percebido pelas vibrações e os gestos ajudam a entender o que está sendo pedido. No entanto, é importante não deixar esses animais irem sozinhos a rua.